Com mais de 50 anos de carreira e tido como um dos artistas mais subversivos do século 20, David Bowie, que lutava há um ano e meio contra um câncer de fígado marcou gerações e construiu um legado. Apresentando trabalhos primorosos em todos os campos que lhe interessavam e se dispôs a atuar, Bowie serviu de inspiração para diversas manifestações artísticas e pessoais, se tornando um dos ícones do Glam Rock e sendo referenciado por outros famosos talentosos, como J.J. Abrams¹.

“Ele sempre fez o que quis fazer. E ele queria fazer do jeito dele, e queria fazer do melhor jeito. A morte dele não foi diferente de sua vida – um trabalho de arte. Ele fez Blackstar para nós, seu presente de despedida. Eu soube por um ano que isso seria dessa forma. Não estava, no entanto, preparado. Ele era um homem extraordinário, cheio de amor e de vida. Estará sempre conosco. Por agora, é apropriado chorar.”

Foram essas as palavras de Tony Visconti, amigo e produtor de David Bowie sobre a morte do cantor. Esse trecho, publicado na manhã desse fatídico dia 11 de janeiro não poderia ser mais pertinente à ocasião, e não está sendo fácil escrever sobre isso…

Bowie conseguiu resistir o suficiente para lançar seu último disco no dia 8 de janeiro, que nada coincidentemente corresponde também a data de seu aniversário. Aos recém completos 69 anos, ele vivia afastado dos holofotes e da mídia e havia sofrido seis ataques cardíacos nos últimos anos. Devido ao estágio avançado do câncer de fígado, de difícil recuperação por tratar-se de um diagnóstico complicado e quase sempre tardio, o cantor estava ciente de como seria seu fim e da assustadora proximidade do mesmo.

Blackstar, citado no trecho de Tony, é representado por uma estrela negra (★) e veio cercado de alegorias e referências à morte. É o vigésimo sexto CD do britânico, e menciona passagens da Bíblia e clássicos como “Laranja Mecânica”. No vídeoclipe do primeiro single homônimo ao disco, bastante aclamado pelos críticos, o cantor traz a imagem de um astronauta morto, facilmente referenciado ao eterno Major Tom sobre o qual fala a canção “Space Oddity“, de 1969, e que acaba sendo retratado também em outras obras do artista. Seu segundo single, “Lazarus“, entre representações mórbidas mais óbvias faz também uma clara analogia ao personagem bíblico Lázaro de Betânia, ressuscitado por Jesus Cristo no quarto dia após sua morte.

David Bowie viveu em arte, produzindo e inspirando-a. Apesar das debilidades da doença e do tratamento pesado, o cantor transformou sua passagem na saída de palco mais brilhante e comovente do mundo da música, dando um novo significado ao que é deixar a vida para entrar na história. Sua autenticidade e a capacidade de se reinventar sobrevivem como exemplos aos que não admitem ser enquadrados nos modelos tradicionais. E assim Bowie transcende, mais uma vez, com a certeza de que continuará influenciando gerações, deixando saudades e tornando-se uma estrela mais brilhante do ele mesmo supunha ser.

______________________________________________________

¹ Na primeira temporada de Fringe (2008–2013), o personagem “David Robert Jones”, apresentado como um dos principais antagonistas da série faz referência a David Bowie e utiliza o nome de batismo do cantor. Na segunda temporada, “Thomas Jerome Newton” aparece como mais um dos vilões de um universo alternativo, sendo este o nome do personagem interpretado por Bowie no filme “The Man Who Fell to Earth“. O programa conta com produção, direção e roteiro de J.J. Abrams e é um super favorito de quem vos fala.

segundadebowie post

Um comentário sobre “David Bowie: A ascensão de uma Estrela

Deixe um comentário